quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dúvidas...

Desde criança, quebro a cabeça pensando coisas loucas.
Tentando buscar explicações pro inexplicável.
Querendo saciar essa vontade de saber o que ninguém sabe.
Buscando soluções que nem cientistas, nem religiosos, nem charlatães, nem qualquer maluco por aí consegue explicar...

As vezes nesses meus momentos de paradoxo me pergunto: Porque eu sou eu ? O que me faz pensar? O que faz simples células constituídas de moléculas que são constituídos de átomos que possuem mais de 50 subparticulas que só imaginamos (e com muito esforço) que existe, porque nós aprendemos desde o primário, se juntarem e constituírem um corpo pensante?

Pra mim essas perguntas estão muito além do meu raciocínio...
seria muito fácil responde-la pelo olhar religioso, que é a alternativa que resta para sanar essa curiosidade...
mas não quero respostas mutáveis, não quero respostas inconsistentes.

Penso que se todos somos humanos e que existem várias religiões na face da Terra, seria idiota me prender a apenas uma das milhares de respostas  que seriam dadas pelas milhares de religiões existentes, e se aceitasse uma, seria incerto como  as respostas e ao mesmo tempo seria preconceituoso.

Não queria ser um garoto barroco como Gregório de Mattos, mas tenho que admitir que sou...
As vezes acho que vou virar simplesmente matéria orgânica, mas ao mesmo tempo me pergunto o que acontece após a morte.

Ah se pudesse saber, mas como não posso sentir somente a sensação, não quero morrer agora pra saber...
Como ninguém pode sentir sensações antes delas acontecerem, não dá pra saber...
Não sei como se sente alguém no momento de um capotamento, não sei como se sente alguém em coma...
Não sei como o cérebro, esse órgão feito de células, que são feitas de moléculas, que são feitas de átomos, consegue fazer pensar...Não, não sou louco, são apenas dúvidas...
E pelo visto vou morrer nessas dúvidas...

2 comentários:

  1. Já parou para pensar que talvez a beleza disso tudo resida na dúvida? Caso soubéssemos de onde viemos, para onde vamos, o que fazemos aqui, tudo seria tão sedutor para nós? Se soubéssemos de tudo não existiria a fé, não existiria Deuses, ou talvez até existisse. Mas toda a devoção a esses Deuses seria obrigatória, eles pareceriam mais com Rei ou Presidentes, não sei. Podemos ser frutos do acaso, podemos ser uma criação divina, e se o formos, de qual divindade fomos criados dentre tantas? Bem não sei para você, mas para mim dói acreditar que estou aqui por mero acidente e que irei a lugar nenhum depois daqui. Por isso tenho fé. A vida ganha significado, nos sentimos um pouco mais importantes, até porque isso é o que a maioria de nós procura: um significado para a nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!
    Muito nerd ninja!
    Man mas sobre o que você disse no texto, falara até com Roberto sobre isso: não acho que há algo após a morte, nem acredito em algo metafísico, mas isso é opinião e não certeza.
    Acho fantástico quando você diz que não se prende a uma resposta ou a uma religião, pois não devemos ser céticos, isso que você faz é algo que falta aos cristãos de hoje em dia, apenas acreditam em seu Deus e na sua religião, acabando também por matar como na época da Inquisição aqueles que pensam diferente.
    A religião é algo maléfico ao ser humano pois estabelece a todos um único caminho para busca de felicidade, é também o empecilho a potencialização da inteligência humana.
    Após algumas reflexões digo-lhe a mesma coisa que disse ao amigo Roberto: deuses, vida após a morte, entre outros sempre nos causarão dúvidas, pois essas coisas não podemos nem ver e nem tocar. Aliás é devido a esses dois fatores que a Física é hegemònica entre os homens, uma vez que ela estuda e nos mostra coisas que são visíveis e palpáveis.
    Te indico um livro que fala sobre isso, não precisa ler tudo, leia pelo menos o primeiro capítulo, o livro é : ALÉM DO BEM E DO MAL, DE NIETZSCHE.
    É verdade que a METAFÍSICA encanta, mas devemos perguntar: será que esse mundo não é os suficiente?
    É preciso dessas dúvidas para mover a humanidade e impellir os povos ao afloramento do ato de questionar.
    ISSO MAN EXCELENTE LITERATURA E QUESTIONAMENTOS.

    ABRAÇO

    Ed

    ResponderExcluir