domingo, 7 de fevereiro de 2010

Para começar a desenhar

OBJETIVO

Essa postagem é pra quem mostrar um pouco como é bom desenhar,(não precisa ser aquele artista!),
e para insentivar aqueles que acham difícil ou que tão afim mais acham que não vão conseguir.
não sou nenhum profissional. mas os topicos a seguir mostram um pouco de meu aprendizado em casa e das maneiras que se tem para se treinar essa arte. pretendo expressar de uma maneira simples (nada de coisas de revista) o que quero passar sobre essa maravilha que é o desenho

PRA QUEM QUER INICIAR
 
Desenhar é sempre um aprendizado...exige pratica e vontade. além de que um pouquinho de "dom" ajuda  nas suas criações. para começar a praticar essa arte,pra quem ainda não tentou. o basico é ir tentando desenhar várias vezes o mesmo desenho tirado de qualquer ilustração,é sugerível ilustrações fáceis de ser reproduzidas e com traços mais simples para iniciar a pratica do desenho,depois com o tempo e com a prática o artista pode ir aumentando a dificuldade das ilustrações.
ao lado exemplo de desenho simples...


AS ILUSTRAÇÕES


As ilustrações para o iniciante em desenho devem ser ilustrações de traços simples e sem muitos detalhes para melhor desenvolvimento do seu desenho.Sugiro começar reproduzindo personagens de desenhos animados mais comuns como os da disney, warner ,são personagens fáceis de ser reproduzidos como o mickey mouse, o pato Donald, o Pica -Pau e etc. depois de uma certa prática pode se aumentar a dificuldade nas ilustrações e passar a fazer personagens mais complicados como os de animes.
quem não quer oprtar por esse caminho pode-se começar desenhando paiságens simples (de preferência as de livros didaticos) e já feita em traços de desenho para facilitar a reprodução.

SOBRE MIM

Desenho por diversão, começei desde novo e atualmente não tenho mais tanto tempo para fazer, mas de acordo com o tempo em que eu faço alguns desenhos ,fui adquirindo com o tempo formas de me aperfeisoar. Quando começei a desenhar ,fazia de tudo... De personágens de desenhos e animes até carros e paiságens.
depois com o tempo e com outras atividades fui reduzindo a frequencia com que eu desenhava, mas nunca parei. sempre fazia uma coisinha aqui outra ali nos momentos de tédio. Atualmente faço desenhos por gosto, mas tambem sempre faço desenhos para apresentações de trabalhos escolares.para presentear colegas e por satisfação pessoal além de sempre querer aprimorar minhas tecnicas.
Não costumo pintar meus desenhos, pois  não sou muito bom em pintura. Faço quase sempre em preto e branco.


DESENHOS EM TRABALHOS ESCOLARES

O desenhista amador tem diversas vantagens no que faz, principalmente na escola, é sempre criativo nos trabalhos escolares usar desenhos feitos por você. além de agradar os colegas e professores ,você consegue expressar o que entendeu sobre determinado assunto e mostrar sua visão pessoal sobre o tema.
É  sempre bem vindo nos trabalhos escolares o uso de charges e tirinhas, e para maior entendimento das pessoas que vão ver o seu trabalho é essencial uma boa visualização da figura. É  bastante legal usar desses artifícios para se expressar além da "moralzinha" que você ganha com a galera.
Eu quase sempre uso dos meus desenhos em trabalhos...sejam eles criados ou reproduzidos de maneiras diferentes do original.

APRENDER GEOMETRIA AJUDA?

No colegio onde estudo tomei aulas de "desenho técnico" no meu primeiro ano, essas aulas me ajudaram bastante no meu curso, e além de ajudar no meu curso me ajudou a melhorar o meu desenho com uso de materias que que não era muito acustumado a usar, como: par de esquadros e compasso, naum como manusear , mas sim para saber usar desses materiais no desenho informal.
além de que aprender geometria ajuda muito para quem quer seguir carreira em aréas como arquitetura, design e projetos em geral.

PARA CRIAR

para criar desenhos. o passo básico é copiar.
como assim copiar?
não é reproduzir outras ilustrações,mas sim tirar pedaços e partes de outras gravuras e personagens e ir juntando o que vc ache bonito ou interresante no seu novo desenho,juntando pedaçinho por pedaçinho de cada  parte de gravura que vc adore. como um olho de um personagem a boca de outro o formato do rosto e afins voce terá feito um personagem seu e com seu gosto.


CONCLUINDO

O desenho informal é uma ótima maneira de passar o tempo, de se expressar, de se divertir, de agradar alguem (um desenho romântico pra namorada sempre é legal), e pra quem sabe decidir seu futuro profissional, além de que a satisfação pessoal e a admiração das pessoas em um bom desenho é gratificante.


LINKS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2354660831260551370

3 comentários:

  1. Massa!!
    Os desenhOOs!
    Realmente vc é um artista!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, gosto mt de desenhar , acho que você vai me ajudar , não tenho ese dom mais vou tentar e sempre acreditar em mim mesma . Obrigada

    ResponderExcluir